Galerias de fotos

Carnaval de Congo de Roda D'água por Paulo Silva

H I S T Ó R I A

Quando a batida do congo toca no peito e a dança de máscaras ressurge na região rural de Cariacica começa uma das mais autênticas expressões da cultura e da religiosidade dos moradores do município: o Carnaval de Congo.Os filhos da terra, descendentes das antigas famílias de congueiros contam que, no passado, diante da dificuldade de locomoção até o Convento da Penha, os moradores decidiram homenagear a padroeira capixaba saindo pelas ruas da localidade em procissões animadas por tambores de congo. A festa cristã organizada pelos brancos misturou-se às raízes negras e indígenas dando origem ao carnaval.

No período da escravidão, conta a crença popular, os negros usavam máscaras para que não pudessem ser reconhecidos por seus senhores durante a festa. A presença dos mascarados transformou-se numa brincadeira tradicional do evento. Os moradores utilizam uma técnica rústica e materiais simples como papel, cola e tinta para produzir as máscaras que esconderão a identidade de alguns congueiros até o final do carnaval. Hoje, a máscara é uma das peculiaridades do Carnaval de Congo de Cariacica.

Das antigas comunidades até as gerações atuais, a festa manteve seus traços originais e ainda incorporou novos instrumentos como a casaca. Foi realizada pela primeira vez no bairro Piranema, depois passou a ser festejada em Boa Vista e Taquaruçú e, hoje, reúne-se no bairro Roda D'Água.

Fonte: www.es.gov.br/setur / www.cariacica.es.gov.br

Comentários: <18>paulo@norock.com.br

As imagens aqui expostas são protegidas pela Lei 9.610/98 de Direitos Autorais, sendo seu autor o único autorizado a utilizá-las. Caso se interesse em adquirir alguma foto entre em contato pelo e-mail: contato@norock.com.br ou use nosso formulário de contato. Reprodução total e/ou parcial são proibidas.
menu
menu