Galerias de fotos

Lançamento do Projeto de Segurança do Vital 2006 (DM)


SEGURANÇA O diretor da Ondaluz Eventos, Abner Garcia, exibe para toda imprensa detalhes do elaborado plano de segurança do Vital 2006

Reportagem: Nerter Samora

A Secretaria de Segurança Pública (Sesp), a cúpula das polícias Militar e Civil, do Corpo de Bombeiros, da Guarda Municipal de Vitória e da Ondaluz, promotora do evento, divulgaram nesta terça-feira (31) os detalhes do projeto de segurança para o Vital 2006, que acontece nos dias 10 a 12 de novembro na Praça do Papa. Serão mais de 500 policiais em serviço no local.

A novidade será o uso de câmera interligada em tempo real ao Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes).

Ao lado da área do Vital, os órgãos públicos de segurança ficarão sediados no Centro Integrado de Segurança. No local, funcionará um posto da PM, a Delegacia do Vital, da Polícia Civil, que responderá pelos boletins de ocorrência, além de bases do Corpo de Bombeiros e da Guarda Municipal. O Centro Médico do evento será equipado com um carro de resgate e duas ambulâncias da prefeitura.

O tenente coronel Marcos Antônio, da Policia Militar, informou que será instalado na Enseada do Suá, próximo ao Tribunal de Justiça, o Posto Comunitário Norte, que ficará responsável por ações táticas na região, garantindo aos moradores efetivos fixo e móvel da PM , em resposta à queixa dos moradores, que se preocupavam com a questão da segurança pessoal e patrimonial durante os três dias de festa. "Inclusive apresentamos esse projeto aos moradores, que se mostraram bastante tranqüilizados", disse.

Será o utilizado em Vitória, pela primeira vez, o sistema de videomonitoramento, em que uma câmera de alta resolução estará registrando toda a movimentação, interligada em tempo real ao Ciodes. O projeto pioneiro terá um duro teste pela frente, mas a medida é vista como positiva entre as autoridades e a produção do evento. O coordenador do projeto e consultor da Sesp, Felipe Vilela, explica que a câmera será instalada na semana do evento, em ponto estratégico, ainda a ser definido.

Rominho Rubim, diretor da Ondaluz Eventos, empresa promotora do Vital, considera positivo essa iniciativa. "Estamos cumprindo todas as leis e determinações em busca do melhor evento possível. Este Vital será da segurança e da diversão. Essas melhorias e inovações só tendem a aumentar o apelo turístico do Vital, passando a gerar mais renda e empregos", previu.

O contingente da Polícia Militar envolvido será de 422 homens, distribuídos em ronda a pé - que conta com grande parte do efetivo de 250 homens -, apoio ciclístico, montado, em motos e em viaturas. Além da área do evento, a PM irá atuar nas regiões próximas, como os bairros Praia do Canto, Santa Lúcia, Praia de Santa Helena, Ilha do Boi, Ilha do Frade, Praia do Suá, Bento Ferreira e Jesus de Nazaré.

Os três batalhões da PM envolvidos na operação farão blitzen em pontos chaves como na 2ª e 3ª pontes, Rodovia Norte Sul, BR 262 - na região de Jardim América -, além de reforço nos terminais de Transcol da Grande Vitória.

Na área do evento, a Ondaluz divulgou que serão utilizadas mais de 500 pessoas na parte de segurança diariamente, distribuídas pela área de camarotes, em patrulhas dentro dos blocos e na pista.

As imagens aqui expostas são protegidas pela Lei 9.610/98 de Direitos Autorais, sendo seu autor o único autorizado a utilizá-las. Caso se interesse em adquirir alguma foto entre em contato pelo e-mail: contato@norock.com.br ou use nosso formulário de contato. Reprodução total e/ou parcial são proibidas.
menu
menu